
Quando você pensa em Intercâmbio, você já pensou no Canadá? O Canadá detem mais de 50% do território da América do Norte, onde a temperatura é negativa na maior parte do ano. Entretanto, o Canadá vai muito além do frio, talvez por isso seja o destino número 1 para brasileiros atualmente.
Devido a incentivos oferecido pelo governo visando ampliar a imigração, mais de 11 mil brasileiros escolhem a “Nação do Plátano” para viver só em 2021.
Quer saber mais sobre como conseguir fazer este intercâmbio, ou talvez imigrar de vez para o Canadá mas não sabe por onde começar? Cola com a gente que você vai ter todas as informações que você precisa para garantir a sua viagem.
Como é o Canadá?

De colonização parte francesa e parte inglesa, o Canadá hoje é considerado um dos países mais ricos do mundo. Tendo como idioma base o Inglês e o Francês, possui um governo Monarquico Parlamentarista. Possuíndo economia pulsante, com infraestrutura de primeira mundo, garante uma qualidade de vida excelente a toda a sua população.
Sendo o segundo país em extensão territorial, apresenta grande diversidade geográfica. Marcada pela divisão entre a porção meridional, caracterizada pela divisão uniforme das quatro estações e pela presença da vegetação. E pela porção Setentrional onde o clima polar domina a região.
Talvez por isso que sua população seja de pouco mais de 38 milhões de habitantes, já que nas regiões mais gélidas existe pouca ocupação populacional. O que explica o investimento na região mais ao sul do país, onde a infraestrutura garantiu o seu desenvolvimento ao longo dos anos.
O problema é que o Canadá sofre com o problema de mão de obra e renovação desta para diversos setores, principalmente tecnologia. Em virtude disso, o governo promove incentivos a natalidade e, mais recentemente, o aumento da população imigrante. Condições mais que promissoras para estrangeiros pensar em um Intercâmbio no Canadá.
Hoje o governo canadense tem vários programas para incentivar pessoas do mundo todo a irem trabalhar e se estabelecer na região. Continue com a leitura para saber o quão aderente ao perfil você se encontra hoje.
Por Que o Canadá?
Hoje o Canadá ocupa o primeiro lugar em pesquisas para intercâmbio entre os Brasileiros que pensam nesta modalidade de viagem, pontos positivos no país são:

- Possibilidade de estudar 2 idiomas
- Total segurança
- Herança Cultural
- Valorização da Sociedade
- Educação de extrema qualidade
- Sistema de Saúde
- Oportunidades de Trabalho
- Remuneração Diferenciada
- Câmbio favorável para o Real
Entretanto, não só de flores vivem os canadenses, intercambistas que pensam em se aventurar por terras devem estar preparados para enfretar eles, sendo os principais:

- Alimentação é bem cara
- O povo é mais discreto e reservado
- Dificilmente você começará com um importante cargo em uma empresa
- Se sua formação não for na área de tecnologia, não espere um tratamento diferenciado
- Custo de vida elevado
- O rigoroso inverno
Veja que qualquer local no mundo tem seus prós e contras para se morar. Mas é importante você colocar na balança tudo o que envolve esta decisão, já que no final das contas, o que vale é toda a experiência que este tipo de aventura poderá te proporcionar ao longo dos anos.
Visto e Requisitos
Assim como em outros países considerados para intercâmbio, os que pensam no Canadá como destino devem saber que o governo possui diversos meios de requer o visto e a autorização para você entrar e morar no país. Elas estão ligadas a Investimentos que você possa fazer no país, programas do governo como o Express Entry além dos ligados a estudos que são o Intercâmbio e o College.
Caos você queira informações sobre outros métodos de Visto, clique no link para ter acesso a explicação detalhada.
Como foco aqui é o intercâmbio, é importante ressaltar que o Canadá tem algumas exigências para liberar o visto para um intercambista, o que incluí algumas garantias específicas para garantir que você se classifica como um bom estudante que irá passar alguns anos no país
Comprovação de Renda
Antes de você arrumar as malas para o tão sonhado intercâmbio canadense, saíba que você precisará de uma boa poupança para garantir que você poderá se manter no período em que for estudante por lá. Por mais que exista a possibilidade de você trabalhar enquanto estuda, o governo avalia a sua capacidade de se manter já que trabalhar no país, em teoria, não é sua primeira opção.

É necessário que a sua poupança tenha o saldo suficiente para você se lomocover, ter onde morar (sempre opte por morar próximo a escola, você irá economizar), Alimentação, lazer e alguma quantia para gastos extras, e não podemos esquecer da passagem de ida e volta compradas, assim você mostra que pretende voltar para o país de origem.
Para provar tudo isso você pode apresentar um extrato bancário com movimentação e saldo dos últimos 3 meses, ou uma declaração de imposto de renda. Caso você seja “paitrocinado” é necessário apresentar uma declaração reconhecida em cartório informando o seu responsável financeiro com seus respectivos comprovantes de ganho.
Termo de aceite da Instituição de Ensino
Além de renda, você precisa ter um termo de aceite da instituição em qual irá estudar. Por isso é importante você identificar em qual escola pretende fazer o curso, entrar em contato com ela para verificar a existência de vagas, se candidatar, e sendo aceito, solicitar o termo para não ter problemas com a entrada no país.
Vínculo com País de Origem
Você precisa provar que tem o interesse em regressar para o seu país de origem, formas de provar isso é ter sua família, residência fixa (se própria melhor ainda), negócio ou trabalho são bons exemplos de comprovação, assim eles terão ciência que a possibilidade de você querer ficar de forma ilegal no país é baixa
Exame Médico
Com a COVID, a necessidade de comprovação de que sua saúde vai bem é maior do que nunca. Exames PCR com 48hs anterior ao seu embarque e a comprovação de saúde OK devem ser apresentados, mas nada que seja complicado, apenas exames de rotina mesmo. O desafio será você identificar, junto ao consulado, médicos que tenham credenciais junto a eles para fazer os exames.
Passaporte Válido
Como é de se esperar, você precisa providenciar, ou ter um passaporte com validade mínima de 6 meses para poder entrar no país. Caso você não tenha feito o passaporte ainda, você deve procurar o site da Polícia Federal para fazer a requisição e gerar o boleto para o pagamento da Taxa, posteriormente fique atento ao calendário para fazer a entrevista.
Você pode ver um passo a passo de como fazer seu passaporte clicando aqui.
Visto de Estudante
Ele é obrigatório para quem vai ficar um período superior a 4 semanas no país. Por isso é importante você providenciar a solicitação do visto antes mesmo de comprar a passagem, assim você não correrá o risco do cancelamento desta em virtude de negativa com sua solicitação. Para um período de até 4 semanas o visto de turista é suficiente.
Quais os principais destinos?

Em se tratando das cidades canadenses para intercâmbio, você pode ficar tranquilo quanto a segurança e a receptividade de brasileiros. Todas compartilham de premissas iguais neste quesito, principalmente com intercambistas que chegam para desbravar estas terras, mas as principais cidades que são destino carimbado são:
Toronto
É a cidade mais populosa do Canadá, sendo o principal destino de turistas, por isso a sua pluralidade cultural. Nela você terá diversas opções de entretenimento, gastronomia, mas também terá o maios custo de vida do país. O ponto positivo é que com essa diversidade, as ofertas de trabalho são vastas, e com boa aceitação para estrangeiros
Vancouver
Considerada a “terra da garoa” canadense, nela você terá riqueza em sua arquitetura com seus prédios característicos, mas a construção civil não é o seu forte em trabalho. Nela você encontrará cursos, faculdades e trabalho ligados a área de tecnologia, mais especificamente desenvolvimento. Caso seja esta a sua vontade, mire nesta cidade.
Montreal
A mescla das duas civilizações que colonizaram o país, é fácil encontrar construções que misturam referências francesas e britânicas. Além da arquitetura, será comum você ver a mistura de idiomas no melhor estilo “Francinglês”. Esta também é o destino de estudantes universitários por ser a cidade onde é sediada a principal universidade do país, a McGill.
Quebec
O destino que tem o menor custo de vida entre as quatro principais, tem uma economia ampla mas também é o local onde a população inativa é mais alto (aposentados e idosos). Aqui fica a maior colônia de brasileiros no pais, o que fará você sentir em casa, por outro lado você precisará de um Francês afiado, já que 80% da população local adotou este como o idioma principal.
Onde se Hospedar?

Para definir onde você irá morar nos próximos meses de intercâmbio, você precisará definir em qual cidade irá se estabelecer no Canadá. Cada escola tem suas particularidades assim como cada cidade tem suas características. E somente depois que você definir o curso você conseguirá definir a escola e consequentemente a cidade de destino.
O que podemos dizer é que você pode optar por morar no centro da cidade, onde um apartamento de 1 quarto custa em média U$ 900.00, enquanto que mais afastado você encontrará opções por algo em torno de U$ 600.00. Você terá muita opção de transporte, em Toronto por exemplo você tem a opção do Metropass, para utilizar tanto em ônibus quanto no metro.
Entretanto você precisa levar em consideração o custo que pode chegar U$ 150.00 mês, o que talvez justifique o investimento em um apartamento no centro considerando o custo que você terá, além de estar em uma região onde tudo acontece na cidade.
Outra opção a ser considerada também é o AirBNB, que tem uma vastidão de opções e facilita na hora de encontrar um bom lugar por um preço justo, além de permitir a locação ainda de solo brasileiro, servindo de garantia para apresentação na solicitação de visto como estudante.
Considerando tudo isso, priorize morar próximo da onde você passará a maior parte do tempo, com certeza você vai encontrar um “fit” perfeito nesta busca.
Como encontrar trabalho?
É possível sim trabalhar no Canadá de maneira legal mesmo durante um intercâmbio, basta seguir algumas regras. A alguns parágrafos atrás falamos que você tem duas opções de intercâmbio sendo estudante de uma universidade ou sendo um estudante de curso profissionalizante (collegue). Em ambos os casos você poderá trabalhar até 20hs semanais no contra horário do seu curso.
Mas para ter esta autorização, além de você estar matriculado no curso, ele dever o mínimo de duração de 24 semanas, além de ser uma instituição que tenha um registro para este fim aprovada pelo governo canadense.

Mas cabe aqui uma grande ressalva, cursos de idioma não tem autorização para emitir esta liberação, então caso você tenha algum convite ou informação que escolas de idiomas podem emitir documento para esta liberação, fique atento, você pode estar sendo vítima de um golpe.
Para finalizar, incentivamos você a buscar realizar este sonho que é fazer um intercâmbio. Aproveite o investimento em si mesmo mas lembre-se que a vida é muito mais que estudar e trabalhar no país, conhecer a sua cultura, sua culinária, seu povo, viver o lugar também faz parte desta aventura. Arrume as malas e vamos nessa!
FONTES