Se o cinema é a Sétima Arte, quais são as outras 6?

Primeiramente, você sabia que o cinema é a sétima arte? Você sabia que existem 9 Artes (13 se considerarmos a última atualização), sabem da onde saiu esta lista? Não? Então vem com a gente que vamos te explicar como o Cinema ocupa a Sétima posição dentre as Artes e por que o nome do blog é 3 das 9 Artes.

Antes de tudo, quem é “a gente”? Nós somos um Pai que já passou dos 40 mas tem alma de 20, viciado em Cinema, herança do meu pai que alugava o vídeo cassete com as fitas VHS para o divertimento do final de semana. E uma filha que chegou aos 18 com o mesmo vício do pai, além de outros que ela me ensina a amar a cada dia.

Neste sentido, decidimos compartilhar nosso paixão e achados no mundo das artes, respondendo por perguntas curiosas, buscando novos filmes e materiais não só em cinema como na música e na literatura.

Quem Manifesta o Manifesto?

Ricciotto Canudo é o nome dele, Italiano, nasceu em 1877 numa cidade italiana chamada Gioia del Colle. Estudou no Instituto Técnico de Bari onde se licenciou físico e trabalhou a´t os seus 24 anos. Em 1901 (6 anos após o nascimento do cinema) ele chegou em Paris onde teve contato com a “Cidade Grande” e com toda a sua modernidade.

Neste interím, Fez de um tudo na vida, foi poeta, escritor, musicólogo, crítico de cinema e arte, roteirista e pelo seu interesse teve contato com a invenção dos Irmãos Lumiére. Encantado incluiu mais uma “função” em seu curriculum como crítico(a) de cinema.

Assim como a arte, de uma maneira geral, era o seu trabalho, acabou fazendo amizade com gente de grife neste meio. Nomes como Guillaume Apollinaire (Escritor), Georges Braque (Pintor), e até Pablo Picasso participavam de divagações a respeito das Artes e a importância dela na sociedade moderna.

Após 10 anos ele publicou um esboço do que seria indicado como o primeiro artigo que organizava as Artes e um “Pódium” 6. Em 1920 ele juntou com outros pensadores e fundou um Clube, que 2 anos depois lançaria a revista Gazeta das 7 artes, e na sua primeira edição, nascia o Manifesto das 7 Artes.

Mas como um artigo com 6 Artes se transforma no manifesto com 7? Pra responder esta pergunta você precisa conhecer os Irmãos Lumiére.

Cinema – A invenção dos Irmãos Lumiére

A primeira vista, Louis e Auguste eram apenas filhos do fabricante de películas fotográficas Antoine Lumiére que tinha fábrica instalada na cidade de Lyon na França. Ambos engenheiros eles desenvolveram e fabricaram o cinematógrafo, equipamento que conseguia gravar e reproduzir imagens das películas fotográficas.

Já em 1895 os dois irmãos apresentavam ao mundo o que seria considerado o primeiro filme cinematográfico. A saída da fabrica de Antoine Lumiére foi apresentado em um café onde, após os seus 45 segundos de duração, faziam pessoas saírem correndo de dentro do café por acreditarem que o trem invadiria o café matando a todos.

Irmãos Lumiére os inventores do Cinema
Irmãos Lumiére inventores do Cinema

Foi assim que o mundo recebeu de maneira perplexa todo o encantamento e potencial que o cinema poderia proporcionar. Dando a possibilidade aos criadores de dar movimento ao que, até pouco tempo atrás, seria inimaginável. Movimentar imagens estáticas e poder repetir este momento sempre que quisesse.

Contudo, sendo a fotografia uma das artes originais misturada ao teatro e dança, o pensamento lógico seria evoluir para o movimento, começava aqui a luta de Ricciotto para incluir o Cinema no seu Manifesto.

O Manifesto das Sete Artes

Ao contrário da vontade de Ricciotto, a invenção dos Irmãos Lumiére não era vista com bons olhos pela alta sociedade do mundo naquela época, por vezes taxado como uma diversão para o “povão”, Ricciotto acreditava que o Cinema não só era uma forma de Arte como deveria integrar um lugar ao pódium, para ele, o cinema era a “Arte Total”.

Capa do Manifesto das Sete Artes onde o cinema ocupa o Sétimo Lugar

Contudo, com o cinema, era possível mesclar toda a beleza plástica da Arquitetura, Pintura e Escritura com a dimensão rítmica da Dança, Música e Poesia. E foi com este argumento de convencimento, e por seus contatos no mundo da arte, que grandes nomes passaram a ouví-lo. Finalmente o mundo conheceria o seu Manifesto das Sete Artes que contemplavam:

  • Artes Sonoras (Som)
  • Artes Cênicas (Movimento)
  • Pintura (Cor)
  • Escultura (Volume)
  • Arquitetura (Espaço)
  • LIteratura (Palavra)
  • Artes Visuais (Cinema) – Dae a expressão “A sétima Arte”

Além disso, com o nascimento do manifesto, também nascia o movimento expressionista Francês que trouxe grandes nomes para as vistas, dentre eles Claude Monet.

Muito mais que apenas sete

Com o passar dos anos novos formas de arte e expressão foram sendo criadas, o que tornou praticamente obrigatória a atualização da lista original, trazendo para o hall da fama, a expressão por clamor da população.

Fotografia

Fotografia que compõe o Manifesto das Artes atualizado juntamente com Cinema

1826 é o ano do nascimento da fotografia, quando o francês Joseph Niépce conseguiu fixar em uma placa de estanho uma imagem estática utilizando um aparato de criação própria. Somente anos depois deste primeiro registro a Fotografia passou a ter seu lugar na lista do Manifesto.

Histórias em Quadrinho

Quadrinhos que compõe o Manifesto das Artes atualizado juntamente com Cinema

O que hoje é uma fonte de inspiração para o Cinema, levando milhões de pessoas a enfrentar filas, no passado já foi “filler” de jornal. Em 1895 o americano Richard Outcault publicava em um jornal a primeira História em Quadrinho. Yellow Kid (garoto amarelo) narrava a vida de um garoto de origem humilde nas ruas de Nova York.

Vídeo Game

Controles de Vídeo Game que compõe o Manifesto das Artes atualizado juntamente com Cinema

Pesquisadores de Ciências da Computação não imaginavam que seu trabalho com um osciloscópio serviria de inspiração para que em 1977 a Atari nascesse e trouxesse o mundo dos videogames para a nossa casa, transformando para sempre a forma de entretenimento residencial.

Arte Digital

Arte Digital que compõe o Manifesto das Artes atualizado juntamente com Cinema

Com a chegada de computadores cada vez mais potentes, e com eles a possibilidade de criar mundos inteiros, seja para o cinema ou para os games, de maneira digital. É considerada hoje a mais recente forma de arte a ser incluída no manifesto original.

O que o futuro das Artes e do Cinema nos reserva

Definitivamente esta lista jamais vai deixar de ser atualizada, pois a humanidade constantemente encontra uma nova forma de se expressar. Outras formas de arte já foram incluída na lista como Design, Moda e até Culinária, o que já nos deixa com 14 itens, mas agora ninguém sabe exatamente como ficou a ordenação… de oficial mesmo são 9, e de resto, cada um adapta da melhor forma que quiser.

Blog com textos sobre Cinema, Literatura e Música

Como a nossa missão aqui é falar sobre Cinema, Música e Literatura, estas são apenas 3 das 9 artes oficiais, dae o nome

Bem Vindo ao 3 das 9 Artes

E ae, gostou de conhecer um pouco sobre a história de como a lista surgiu? Deixe seu comentário abaixo, Compartilhe com seus amigos se você gostou do conteúdo.

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_das_Sete_Artes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricciotto_Canudo

Academia Internacional de Cinema